Boatos e Falsas Informações na Internet

O que são Boatos na Internet?


Os boatos e fofocas estão presentes na sociedade a muito tempo, e provavelmente sempre vão estar. Como os dois de alguma maneira espalham informações falsas e tem conotação desagradável(com raras exceções) então é normal que se imagine que sejam a mesma coisa, mas algumas características são distintas:


Boatos x Fofocas. Fonte: DIFONZO(2009)
Boatos Fofocas
São baseados em hipóteses São baseados em fatos
Ferramenta para explicar coisas que as pessoas não entendem Ferramenta comumente usada para manter a ordem social
Notícia ou novidade que circula e se espalha, sem origem conhecida que a autentique Afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação a vida alheia
Expressam os que as pessoas esperam ou temem Tem a ver com algo que as pessoas pensam que aconteceu

Enquanto na vida real a fofoca é algo mais comum, na internet os boatos estão mais presentes, mesmo que existam portais especializados em comentários sobre a vida de determinadas pessoas(artistas por exemplo).

Normalmente uma fofoca é feita com o intuito de denegrir a imagem de uma pessoa, ou no máximo um pequeno grupo, já um boato pode ser feito com o objetivo de afetar um grande grupo de pessoas, ou toda a sociedade, dependendo do conteúdo abordado.

Mas definir um boato como uma mera tentativa de espalhar uma informação ou notícia falsa não é o correto, por isto uma das melhores definições é feita por CERT(2012, p.2):

Divulgação de boatos: as informações na Internet podem se propagar rapidamente e atingir um grande numero de pessoas em curto período de tempo.
Enquanto isto pode ser desejável em certos casos, também pode ser usado para a divulgação de informações falsas, que podem gerar pânico e prejudicar pessoas e empresas.


O potencial nocivo de um boato é enorme, uma vez que milhares ou milhões de pessoas podem ser induzidas a acreditar que determinada informação é verdadeira, quando na verdade ela não passa de um mero conjunto de inverdades.
Tecnologia do Blogger.