Golpe da Casa Pré-fabricada


Esta modalidade de golpe é relativamente recente, porém já foi responsável por lesar muitos clientes e a tendência é que o número de vitimas continue aumentando.

Como Funciona


Segundo o Procon RS, os golpistas abrem os estabelecimentos, prometem a entrega das casas, e somem, em seguida, sem entregar as unidades. Geralmente, as empresas pedem uma entrada de valor alto para que o restante seja pago em cartão de crédito.
Os valores das residências podem variar de R$ 6 a R$ 40 mil. Crimes do tipo já foram aplicados em Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Gravataí. Somente em Viamão, um suspeito pode ter lesado cerca de 15 clientes.
Em maioria, o golpe é aplicado em áreas periféricas e tendo como vítimas pessoas de baixa renda, explica o delegado Volnei Fagundes. “Geralmente, os clientes são pessoas humildes que moram em casas alugadas e que, através de empréstimos, tentam adquirir essas casas”, lamenta.
O titular da Delegacia do Consumidor revela que os anúncios ocorrem por meio de jornais e outdoors e que, em alguns casos, pequenos estabelecimentos, como ferragens ou empresas de materiais de construção, põem à mostra casas pré-fabricadas para servir de chamariz.
Fonte: http://www.radioguaiba.com.br/noticia/golpe-da-casa-pre-fabricada-ja-pode-ter-lesado-mais-de-80-na-regiao-metropolitana/



Veja na íntegra a nota do ProconRS sobre o golpe:


PROCONRS alerta sobre golpe das construtoras de casas pré-fabricadas na Região Metropolitana
07/04/2015 / O PROCONRS tem recebido inúmeras reclamações de pessoas que se consideram lesadas por construtoras que não cumprem os contratos de compra e venda assinados para aquisição de casas pré-fabricadas.
Conforme a diretora-executiva do PROCONRS, Flávia do Canto Pereira, trata-se de um golpe onde a empresa pede uma entrada de valor alto. O restante do pagamento costuma ser feito através de depósito bancário. Porém a casa não é entregue e o prazo combinado para a entrega não é respeitado.
 Flávia do Canto esclarece que o negócio funciona por dois meses e depois os golpistas fecham o estabelecimento sem a entrega das unidades vendidas. Segundo ela há indícios de que são sempre os mesmos golpistas que podem, inclusive, estar abrindo novos negócios. - Os consumidores que se sentirem lesados devem entrar em contato com o PROCONRS antes de fazer o negócio e buscar informações sobre a empresa com quem está negociando. Quem está aguardando a entrega da casa deve levar a documentação assinada até o PROCONRS, na rua Sete de Setembro, 723, no centro de Porto Alegre. O telefone para informações é o 51.32876200 com atendimento das 10:00 às 16:00 hs.
A diretora-executiva do PROCONRS alerta, ainda, que o órgão pode ajudar no cancelamento dos pagamento feitos por meio de depósitos. As empresas que estão com reclamações no PROCONRS são: Madevargas, Madesul, IR Maciel, Casas Bell Art, Feira da Construção, Ilse Ludwig (Madeireira Junior), L&S Materiais de Construção e Stefann Junior Vedoy – Casa Bela. Todas já foram fechadas. Tinham lojas em Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Gravataí.
Fonte: http://www.procon.rs.gov.br/portal/index.php?menu=noticia_viz&cod_noticia=2367

Considerações Finais

  • Muitos clientes já se sentiram lesados com este tipo de golpe onde normalmente são atraídos por um valor abaixo do valor do mercado para a aquisição de um bem e após o pagamento parcial ou total acabam não recebendo o que efetivamente compraram. Se algo está com valor muito abaixo do mercado e exige pagamento ou depósito prévio, a chance de ser um tipo de golpe é muito grande.
  • Como parte deste tipo de golpe, normalmente alguns dos primeiros clientes recebem aquilo que foi acordado, o que acaba dando credibilidade imediata a empresa impulsionando o número de vendas para uma posterior aplicação do golpe, com valores muito maiores envolvidos. Se alguma unidade das tais casas pré-fabricadas foi entregue não quer dizer exatamente que todas as outras serão.
  • Em uma rápida pesquisa em sites de classificados foi possível constatar que existem vários anúncios de cidades diferentes e de supostos vendedores diferentes que usam fotos similares das tais casas pré-fabricadas. Como regra geral nunca pague nada por depósito adiantado em compras via internet em sites de classificados, existe uma grande chance do produto comprado nunca chegar.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.