Boleto Falso IPVA


Um novo golpe(tentativa de pishing) com muitas potenciais vítimas está ocorrendo, golpistas estão enviando para a residência de vários proprietários de automóveis um suposto boleto referente ao pagamento do IPVA.

Como Funciona

O proprietário de um veículo automotor recebe em sua residência um aviso informando o vencimento do IPVA 2016, algo que ocorre todos os anos.
Só que desta vez o proprietário se depara com um boleto junto ao aviso de vencimento. Sem prestar muita atenção e achando que está pagando um débito que realmente existe, a vítima faz o pagamento do boleto e o dinheiro além de não quitar IPVA algum, vai parar em uma conta corrente de um golpista. Como os valores envolvidos são geralmente altos, o potencial prejuízo é imenso!



Como Identificar um Aviso de Vencimento do IPVA 2016 Falso


A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo diante da gravidade da situação emitiu a seguinte nota:

Secretaria da Fazenda alerta sobre informações falsas em relação ao pagamento do IPVA 2016

A Secretaria da Fazenda alerta aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo.

O Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet a respeito de contribuintes reclamando de receberem falsos boletos para pagamento do imposto, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

Avisos de Vencimento

A Secretaria da Fazenda já iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto nem guia de pagamento - e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.

Todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo (veja tabela), em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo.                                               Fonte: http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=3683


Considerações Finais

  • Nenhum aviso de vencimento de IPVA verdadeiro vêm com algum tipo boleto ou guia de pagamento, ele é apenas é um lembrete que serve para informar quais são os valores envolvidos e suas respectivas datas de vencimento.
  • Recebeu algum boleto de cobrança do IPVA 2016 em sua residência? Ele é totalmente falso, em hipótese alguma faça o pagamento!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.