Hoax Aula sobre Refrigerante ou 60 minutos após tomar refrigerante


Falso texto continua sendo compartilhado nas redes sociais a anos e vários blogs continuam espalhando este hoax!

Atualmente a imagem ilustrativa foi atualizada e é a seguinte:


Hoax na íntegra:

 O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE:

10 MINUTOS: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
 20 MINUTOS: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 MINUTOS: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
 45 MINUTOS: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 MINUTOS: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 MINUTOS: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo .


Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT


Principais características

  • Tom alarmista, como grande parte dos boatos tenta assustar o leitor e com base nisso induzir a uma mudança de comportamento. No caso tenta demonstrar que os refrigerantes fazem muito mal a saúde e tenta convencer as pessoas a deixarem de consumir tal produto;
  • Uso de argumento de autoridade, ou seja, para tentar dar credibilidade a farsa, coloca o nome de um profissional conhecido e respeitado na área de nutrição, mesmo que o texto não seja de sua autoria;
  • Tentativa de utilização de alguns termos técnicos da área de metabolismo e
    nutrição, como dopamina, ácido fosfórico, entre outros, porém o texto é dotado de vários erros gramaticais e ortográficos;
  • Possui imagem ilustrativa, feita com o objetivo de impressionar o leitor.

    Considerações

    • Este falso texto foi publicado em muitos sites, blogs e até em portais famosos da internet, inclusive em portais como o Terra, o que gera acaba gerando uma certa credibilidade, algo que ocorreu simplesmente por que quem espalhou o boato não checou a veracidade da informação;
    • O "suposto autor" (Dr. Carlos Alexandre Fett") em sua conta oficial no twitter(acesse aqui), afirma categoricamente que este texto não é de sua autoria, conforme reproduzido abaixo:
    Tecnologia do Blogger.